O Último Rei da Escócia (2006)
País: Inglaterra, 123 minutos
Titulo Original: The Last King of Scotland
Diretor(s): Kevin Macdonald
Gênero(s): Biografia, Drama, História, Suspense
Legendas: Português,Inglês, Espanhol
Tipo de Mídia: Cópia Digital
Tela: 16:9 Widescreen
Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080










DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA
PRÊMIOS
Oscar de Melhor Ator
Forest Whitaker
Prêmio BAFTA de Cinema: Melhor Ator
Forest Whitaker
Prêmio do Sindicato dos Atores: Melhor Ator Principal
Forest Whitaker
Prêmio BAFTA de Cinema: Melhor Filme Britânico
Kevin Macdonald, Peter Morgan, Jeremy Brock, ...
Prêmio Globo de Ouro: Melhor Ator em Filme Dramático
Forest Whitaker
Prêmio BAFTA de Cinema: Melhor Roteiro Adaptado
Peter Morgan, Jeremy Brock
Critics' Choice Award: Melhor Ator
Forest Whitaker
Prêmio da Sociedade Nacional de Críticos de Cinema para Melhor Ator
Forest Whitaker
BET Award: Melhor Ator
Forest Whitaker
NAACP Image Award de Melhor Ator no Cinema
Forest Whitaker
National Board of Review de Melhor Ator
Forest Whitaker
New York Film Critics Circle Award de Melhor Ator
Forest Whitaker
Satellite Award de Melhor Ator em Filme de Drama
Forest Whitaker
London Film Critics Circle Award for Best Actor
Forest Whitaker
British Independent Film Award: Melhor Diretor
Kevin Macdonald
Los Angeles Film Critics Association Award de Melhor Ator
Forest Whitaker
British Independent Film Award - Melhor Realização Técnica
Anthony Dod Mantle
Sinopse: O filme toma uma perspectiva bem inusitada, trazendo um clima especial para o filme. Se não fosse pelo rosto estampada do General Amim no pôster do filme ou o conhecimento geral que temos sobre a história do ditador, ficaria difícil saber que se trata de uma história sobre as barbaridades do continente africano. O filme foge totalmente a linha de dramas como Hotel Rwanda, possuindo um clima leve e irônico no ar, muitas vezes até cômico.
O diretor Kevin MacDonald, aclamado documentarista, busca não focar exclusivamente na parte histórica e pesada da trama, mas sim destacar o lado humano de todas as personagens e centrar a história no fictício Nicholas Carrigan, jovem médico escocês muito bem interpretado por James McAvoy (Band of Brothers).
E é exatamente a personagem do médico que traz um bom ar ao filme. Conhecemos mais sobre ele do que sobre o próprio ditador, acompanhamos toda a sua aventura e sofremos com seus erros e tensões. O estilo um tanto irreverente, despreocupado do escocês é trabalhado durante a história, e torna-se um fato importante para aproximação dele com o General Amim. O filme conta desde a sua decisão de ir para a África até o complicado final da sua história no país de Uganda.
E conta a sua amizade com Idi Amim, que se inicia após Nicholas assistir, junto a personagem de Gillian Anderson (Arquivo X), a um discurso do novo presidente. Ao tratar medicamente Amim numa situação inusitada, agir de forma destemida mesmo na frente do exército, e finalmente contar-lhe que é escocês, Nicholas acaba chamando a atenção do General, que rapidamente o influencia a se tornar médico particular do presidente, e a largar o trabalho que estava fazendo por uma vida de nobreza como amigo e conselheiro pessoal de Amim.
A partir daí o filme centra nas duas personagens, Amim e Nicholas, e trabalha intensamente o relacionamento entre eles e as suas personalidades. Vemos um lado bem humano do ditador, muitas vezes infantil e engraçado, outras vezes inconseqüente. Nesse momento as tensões aumentam, o clima fica bem mais pesado, e pouco a pouco o General Amim mostra seu senso de egocentrismo e abuso de poder. Enquanto isso o médico se envolve em diversas situações, como traições e influências políticas. Até que as verdadeiras intenções do ditador ficam mais claras, e a vida do próprio Nicholas, cada vez mais preso àquele país e ao próprio Amim, passa a correr perigo.
Apesar do tema sério e pesado que o filme trata, a visão humana que foi proposta para o drama foi certamente um ponto forte. Esquecemos o tão comum maniqueísmo, e passamos a conhecer os lados opostos dos protagonistas e antagonistas. Acompanhamos as inúmeras falhas do médico escocês, que com seu estilo também inconseqüente acaba trazendo infortúnio para muitas pessoas próximas a ele. E vemos também o melhor lado do General, sua admiração pela cultura escocesa, seu lado bem humorado e amigo, sua honra e dedicação. Trata-se de um excelente e honesto filme sobre seres humanos.
Numa das cenas mais emocionantes do cinema recente não é por sofrimento e dor que vemos lágrimas serem derramadas, mas por amizade e compaixão. As lágrimas são do próprio ditador.
Elenco: